17 set Riscos de fumar perto dos animais
Você sabe quais os riscos de fumar perto dos seus animais domésticos? Seja gato ou cachorro, nossos pets se tornam fumantes passivos
Principalmente cães de companhia que ficam muito tempo perto da família.
Certamente, quanto mais cigarros fumamos por dia, mais aumentamos a chance deles desenvolverem doenças graves e, se mais de uma pessoa na casa fuma, obviamente essa chance aumenta consideravelmente!
Confira os riscos de problemas de saúde ao fumar perto dos pets:
- Os cachorros que vivem com fumantes têm muito mais chances de contrair câncer pulmonar, e este risco é ainda maior para os cães com focinho chato ou médio, pois as substâncias cancerígenas tendem a ficar grudadas nos seus condutos nasais.
- Em cadelas gestantes, a ingestão das toxinas do cigarro poderá ocasionar partos prematuros e nascimento de cães com peso muito abaixo do normal.
- Doenças respiratórias: rinite, traqueíte (inflamação na traqueia), asma e bronquite são as mais comuns, mas podem ser doenças mais graves, como o câncer do trato respiratório. Os principais sintomas são tosses e espirros frequentes.
- “Doenças de pele, coça-coça, queda excessiva de pelo e feridas no corpo e nos olhos, pode ser um indício de alergia à fumaça”.
- Nos gatos, além de todos os problemas já citados, o tipo de câncer mais comum é linfoma felino, que afeta os glóbulos brancos do animal.
Mas meu animal nunca teve nada
A ausência de sintomas pode ser um sinal de que seu animal está bem, ao mesmo tempo, pode ser que ele não tenha desenvolvido o estagio avançado de algumas doenças, muito animais, principalmente gatos, só têm sintomas quando já está com uma doença avançada.
Por isso é preciso realizar exames frequentes SEMPRE. Vale levá-lo à visitas periódicas ao veterinário a cada seis meses a um ano.
É imprescindível realizar um check-up completo. Não espere que ele fique doente para tomar alguma atitude!
Como evitar que meus animais fiquem doentes?
É fundamental não fumar perto dos animais, não é justo eles sofrerem por nossa causa não é mesmo?
Quando fumar, vá para uma área aberta como quintal, sacada ou janela, ligue o ventilador para ajudar a tirar a fumaça.
Se possível, feche a porta do quarto para que ele fique em outro cômodo.
Tomando essas precauções você ameniza os riscos de fumar perto dos seus animais, cuidando da saúde e do bem estar dele!
Escrito por Ana Luisa Campos – Cão em Foco Educação Canina
*Favor não copiar sem prévia autorização*
Sem Comentários