22 set Raça de gatos Bengal ou Gato de Bengala
Conheça a raça de gatos Bengal ou Gato de Bengala, um gato lindo e quase selvagem, além disso, é muito inteligente.
Origem do Gato de Bengala
A raça de gatos Bengal ou Gato de Bengala é uma recente raça de gato americana, que originou-se do cruzamento seletivo entre gatos domésticos e o Gato Leopardo Asiático, um animal selvagem que anteriormente, nas décadas de 1960 estavam à venda em lojas de animais.
Esse cruzamento foi feito por acidente pela criadora Jean Mill, que tinha em sua casa um gato leopardo asiático e um gato domestico, primordialmente acreditava-se que essas espécies não poderiam gerar crias entre elas, porém, foi surpreendida com uma ninhada!
A aparência selvagem que remete a lembrança aos grande felinos está muito presente neste belíssimo e elegante gato de pelo curto.
No entanto, apesar da bela aparência selvagem, reúne todas as características comportamentais dos gatos domésticos
Comportamento do da raça Bengal
O Bengal é extremamente dócil, carinhoso e muito inteligente, é um gato que aprende comandos de adestramento com extrema facilidade ao nível de competir com cães.
No entanto, não podemos esquecer que é uma raça híbrida, ou seja, descendente direta de um animal selvagem, isso faz com que tenha muita energia para gastar, é um verdadeiro atleta e caçador.
Também será mais independente e temperamental que outras raças de gatos, pois, naturalmente herda um certo nível de selvageria.
Precisa de enriquecimento ambiental de qualidade, lugares altos para ficar, atividades mentais e físicas, é um gatinho exigente.
Por exemplo, se você não puder mante-lo com acesso a um quintal protegido (a prova de fugas), precisará preparar melhor um ambiente da sua casa ou apto para que ele tenha atividades durante o dia e possa ficar equilibrado!
Todavia, aprendem facilmente a andar de coleira e costumam não ter medo de outros animais, são super sociáveis e autoconfiantes.
Curiosidade dos Gatos de Bengala ou Bengal
Uma curiosidade sobre a raça de gatos Bengal é que gostam muito de água, gostam de brincar e caçar peixinhos sem problemas.
Este peculiar costume provém do gato leopardo que são grandes nadadores e pescadores e vivem às margens dos rios.
Caso leve o Bengal a algum parque com lagos, saiba que talvez ele queira dar um mergulho!
A raça Bengal é saudável?
A saúde do Bengal é muito boa, não é uma raça que costuma ter problemas, mas, existem algumas doenças comuns que podem ter, no entanto, não significa que surgem em todos os exemplares:
- Neuropatia distal: Um distúrbio do sistema nervoso que provoca fraqueza. Pode ocorrer nos Bengal logo no primeiro ano de idade. Felizmente, muitos gatos recuperam por conta própria, embora alguns tenham recaídas.
- Displasia da anca: Em casos graves, pode causar claudicação.
- Cardiomiopatia hipertrófica: Doença cardíaca hereditária em algumas raças.
- Luxação da patela: Uma luxação hereditária da rótula que pode variar de leve a grave. Os casos graves podem ser aliviados com a cirurgia.
- Atrofia progressiva da retina: Uma doença degenerativa do olho.
Cuidados essenciais para os Bengals
Alguns cuidados importantes, para se cuidar bem de um Bengal acima de tudo:
- Escovação semanal para retirada de pelos mortos
- Limpeza de ouvido de preferência feita por profissional, jamais introduza cotonetes no ouvido do gato.
- Atividades físicas e mentais diárias.
- Paciência com sua independência, é uma raça híbrida.
- Alimentação adequada para garantir seu peso ideal e sua saúde
Quero um gato da raça Bengal ou Gato de Bengala!
Por fim, se você decidiu que quer um filhote dessa raça, procure gatis responsáveis e registrados, cuidado com fábricas de filhotes e criação fundo de quintal.
Filhotes de origem duvidosas possuem alto risco de herdarem doenças pela criação mal feita e desvios comportamentais que podem prejudicar a todos.
Escrito por Ana Luisa Campos – Cão em Foco
*Favor não replicar sem prévia autorização*
Sem Comentários