06 out Cachorro e gato também têm LUTO?
Será que cachorro e gato também tem luto por outro pet? Muitas famílias hoje em dia têm mais de um pet, as vezes muitos pets de varias espécies,
É natural acontecer da perder um dos nossos animais, seja por idade ou doença.
Alem de lidarmos com o nosso luto, de repente nos deparamos com cachorro ou gato também em luto, que sentem a falta do amiguinho.
Isso pode acontecer com qualquer espécie, principalmente quando existem apenas 2 pets amigos dentro da casa, o mundo de cada um deles são os humanos e o pet companheiro
Seja cão, gato, passarinho, cavalos, todos os animais amam, todos eles se apegam uns aos outros, e todos eles têm a predisposição de sofrer um luto leve, moderado ou grave pela falta um do outro.
Se nós pudêssemos, com certeza protegeríamos eles desse tipo de sentimento, pois eles são inocentes e não merecem 1 centésimo de segundo de sofrimento nessa vida…
Porem a vida não é mole, nem pra eles… Mas saiba que podemos ajudar a amenizar esse sofrimento, a seguir darei algumas dicas para manter o bem estar do seu animal nessa situação.
Alguns sintomas em cachorro e gato em luto
- Perda de apetite
- Perda de vontade de brincar
- Muito sono
- Não interage como antes
- Cheira e procura o irmãozinho pelo ambiente
- Se coça em demasia
- Chora
- Irritabilidade anormal
- Pode cair mais pelos do que o normal
Se você identificou que o seu pet está com esses sintomas não demore pra tomar atitude pois pode evoluir pra uma doença!
1- Leve-o ao veterinário para descartar qualquer doença
Cachorro e gato em luto sofrem um forte estresse causado pela perda de um pet que ele tinha vinculo, certamente pode deixá-los doentes de verdade.
Sendo assim, é importante levá-lo ao veterinario para ter a certeza se ele está de luto ou doente, provavelmente o vet vai pedir alguns exames para verificar o estado geral desse cão
Se confirmar que ele esta saudável veja com o veterinário se é possível dar alguma vitamina, pois ajuda muito a melhorar o desanimo e protegerá um pouco mais seu animal da redução alimentar!
2- Enriquecimento Alimentar
Ofereça coisas diferentes como: frutas, carne, água de coco, alguns legumes, latinhas de ração úmidas, não precisa misturar na ração, dificilmente ele recusará.
Use como agrado durante o dia estimulando ele a comer e correr atrás dos petiscos diferentes.
3- Enriquecimento Ambiental para cachorro e gato
Se preocupe em fazer o seu animal feliz, brinque mais, dê mais atenção, brinquedos diferentes recheáveis, pule e corra dele, jogue bolinha
Incentive-o a brincar mais com vc, evite brigar, a intenção é aumentar a serotonina no cérebro!
4- Exercícios Físicos para cães e gatos em dia
Aumente os exercícios, leve mais x pra passear todos os dias, para que ele explore o ambiente, gaste energia, faça caminhadas mais longas para que ele possa drenar esses sentimentos ruins
E se for preciso, verifique a possibilidade de investir em um passeador, o Dog Walker é um investimento para a saúde mental daquele que faria tudo para te fazer feliz!
No caso de gatos, prenda prateleiras e caminhos mais altos pela sua casa, disponibilize arranhadores, não esqueça de permitir que o gato tenha acesso ao sol
Mantenha a caixinha de areia limpa pois isso irrita eles demais, compre ou faça tuneis pra eles entrarem, pode ser feito ate de almofadas, de tecido, de tapetes, de caixa de papelão, é só ser criativo!
5- Enriquecimento Cognitivo para cães e gatos em luto
Dê desafios mentais, independente da idade deles, ensinar comandos básicos de obediência não deixa o cérebro entediado, mantem a atividade mental
Saltar obstáculos (que vc mesmo pode fazer, aproveitar banco em praça, comprar alguns), brincar de faro, aonde ele tem que encontrar a comida escondida
Além de tudo isso, sempre tem a possibilidade de chamar um adestrador, também é um investimento tanto para os cães, como para os gatos!
Todas essas dicas podem ser aproveitadas para ambos os animais, apenas adapte o tipo de desafio de acordo com a espécie.
6- Ter outro pet pode ajudar seu cachorro ou gato em luto
Essa opção deve ser avaliada com cuidado pois nem sempre é uma boa ideia
Primeiramente pense em respeitar o seu tempo de luto, não pense em substituir um animal pelo outro.
Avalie se o seu animal é sociável com outros, acrescentar um membro na família nem sempre pode se pacífico
Certamente o risco de gerar conflitos e haver rejeição o novo amigo é alto.
Principalmente no caso de gatos e cães mais velhos, animais são territorialistas, faça a apresentação da forma correta, pesquise bastante antes de decidir.
Nunca apresente um pet novo pro seu gato de uma vez, é necessário um processo mais demorado para que o gato ou cachorro aceite o novo integrante.
Artigo escrito por Ana Luisa Campos
*Favor não replicar sem autorização*
Sem Comentários