O gato preto e o Halloween – Historia

gato preto

O gato preto e o Halloween – Historia

Você já se perguntou por que o gato preto é tão associado ao Halloween, às bruxas, azar e ao mau?
Vamos conversar e explicar sobre historia hoje e entender o que aconteceu com esses gatinhos tão lindos e fofinhos.

Como tudo começou?

Os gatos no geral foram associados com o misticismo há cerca de 4 mil anos atras, idolatrados, eram a representação viva da deusa Bastet.
Inegavelmente, eles eram tão adorados, que foram encontrados cerca de 300 mil gatos mumificados enterrados em lugar de honra ao lado de múmias de faraós.

gato preto

Múmias de gatos no Egito

O gato preto e a idade média

Porém o tempo passou e a idade média chegou com um período bem nebuloso para os felinos.
Com a queda do Império Romano, a Europa medieval foi dominada por uma Igreja Católica carregada de superstições.
E como os gatos já eram associados a espiritualidade pagã, entramos num verdadeiro caos.
Naquela época, todos que fossem contrários à doutrina cristã eram bruxos, para eles, toda bruxa possuía um gato e eles foram brutalmente perseguidos junto com as “supostas” bruxas,
pois os associavam com as magias e feitiçarias realizadas pelas bruxas (Acreditava-se que as bruxas podiam transferir seus espíritos para os gatos pretos).

Deusa Freya e os gatos pretos

Gato preto

Deusa Freya e os gatos

Nessa época também Surgiu um culto a uma deusa pagã – Freya – envolvendo os gatos.
Esse culto foi considerado heresia e membros desta seita eram punidos severamente com torturas e morte assim como os gatos faziam parte do culto.
Novamente foram acusados de serem demoníacos, principalmente os de cor preta
E qualquer pessoa que ajudasse um gato, principalmente os dessa cor, podia ser acusada de bruxaria e ser condenada.

Os gatos pretos e a inquisição

E então no século XV o papa ironicamente chamado de Inocêncio VIII incluiu os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição.
Esse foi o maior massacre de gatos da história, inclusive rendeu um livro chamado “o massacre de gatos” da editora Paz e terra escrito por Robert Darnton.
A quantidade de gatos mortos foi incontável, quase entraram em extinção por causa de superstições da época.
E um fato interessante a ser comentado, é que a peste negra só chegou nas proporções que teve porque quase todos os gatos nessa época foram mortos
Como não havia predadores naturais, os ratos se proliferaram em grandes proporções espalhando essa doença horrível que matou cerca de um terço da população!

Até hoje o gato preto carrega esse peso

E foi essa onda de perseguição que o gato preto começou a simbolizar o azar, o demônio, mau augúrio e, inúmeras vezes,
foi considerado a personificação do demônio associado às magias e bruxarias, uma vez que eram animais de estimação das bruxas,
considerados prendas do Diabo, e seu hábito noturno, foi associado as trevas, escuridão, criaturas da noite, e até hoje em algumas culturas essa imagem negativa é preservada.

Em contrapartida, nessa onda de perseguição da idade média, também haviam pessoas que respeitavam e temiam muito os gatos, achavam que se os maltratassem, sofreriam vingança do diabo.

Imaginem quantas pessoas inocentes que simplesmente amavam gatos que foram perseguidas, torturadas e mortas nessa época…

E mesmo com tudo isso temos a alegria dos gatos pretos não terem sido extintos e hoje eles são muito amados e protegidos por muitas pessoas, e essa mentalidade evoluiu bastante!
Os gatos pretos são lindos, carinhosos, amáveis e brincalhões como qualquer outro bichano e merecem amor como qualquer outro,
Além disso, dão muita sorte aos seus donos pela quantidade de sorrisos que trazem com sua presença!

Mas historicamente ele herdou essas associações e ainda hoje é um dos principais símbolos do Halloween ainda que por brincadeira!

Artigo escrito por Ana Luisa Campos
*Favor não reproduzir sem autorização*

Sem Comentários

Postar Um Comentário

Fale Conosco