15 set Boxer – Um ótimo Companheiro
O Boxer é um ótimo companheiro para uma família ativa, divertida e com crianças, é um cão que não economiza caretas e palhaçadas, as crianças se divertem muito com esses cães, vamos conhece-lo um pouco mais:
Origem
Nosso amigo e companheiro Boxer é oriundo da Alemanha, é uma raça não muito antiga, do século 19.
Através do cruzamento do extinto Bullenbeisser que era um cão agressivo e mordedor de Touro, muito utilizado para caça de Javalis, Cervos e Ursos.
Alguns dizem que o Bullenbeisser foi cruzado com Buldogue Inglês, outros acreditam que esses cruzamentos foram feitos com outras raças do tipo Mastiffs
O resultado inegável foi um cão forte, corajoso, cheio de energia e elegante, mais magro que os seus ancestrais e de queixo desenvolvido.
Sua criação não foi focada para ser uma raça agressiva, desde o seu início os criadores priorizavam sua docilidade e proteção natural do território.
Uma curiosidade é que seu nome veio da brincadeira mais tradicional da raça, eles levantam e te dão soquinhos com as patas, por isso o nome Boxer!
Inegavelmente são boxeadores por excelência!
Aparência
O Boxer tem um porte invejável, rico em definição de musculatura ao mesmo tempo que é esbelto, alto e imponente, é um cachorro que realmente atrai olhares por onde passa!
Sua orelha é grande e caída, o que dá impressão de sua cabeça ser maior, sua cauda possui comprimento normal e não deve ser cortada.
A pelagem é curta, assentada e muito brilhante, as cores aceitas são: Fulvo ou Tigrado com mascara preta, a cor branca não é aceita no padrão oficial da raça.
E a altura até a cernelha varia de 53 a 59 cm para fêmeas e 57 a 63 cm para os machos e o peso +- 25kg para fêmeas e machos acima de 30 kg.
Comportamento “Boxeriano”
É uma raça muito ativa, brincalhona ao extremo, com crianças muito carinhoso e muito, muito engraçada, eu nunca vi um cão com uma capacidade tão alta de ser divertido como o Boxer.
Pesquise “funny boxer” no Youtube e passe horas rindo dos vídeos, quem nunca viu os memes na internet com as caras do boxer? E o jeitão desengonçado que é impossível não achar graça!
Outra característica dessa raça é a paixão por corridas, solte seu Boxer jovem num parque protegido e você verá seu cão correr como se não houvesse amanhã e nem limites de território;
Corra dele e você verá ele loucamente vindo atrás de você e pulando de felicidade (pra não dizer atropelando) ao te alcançar em alguns milissegundos.
Mas não faça isso em horários de sol forte, como tem o focinho muito curto, esse cão não aguenta exercícios físicos no calor pela dificuldade de respirar, podendo ter uma hipertermia, ou falta de oxigênio no cérebro.
Passeie e faça exercícios diários sim porem em horários frescos, ofereça gelo, frutas congeladas, água fresca e muita sombra em épocas mais quentes!
Não esqueça que essa raça tem muita energia, então capriche no enriquecimento ambiental e exercicios físicos para que ele seja equilibrado e não destrua suas coisas!
Boxer um ótimo companheiro
Esse cão é de família, maravilhosamente dócil com todos os membros
Apesar do porte grande ele “precisa” ficar também dentro de casa, fazendo parte da família constantemente
Enfim, não é saudável para eles serem criados apenas no quintal, nem somente dento de casa, o melhor é ter um equilíbrio entre os dois.
O Boxer também é um cão de guarda?
Apesar dessa docilidade, o Boxer também é um ótimo guardião, equilibrado e reservado com estranhos.
Sua aparência impõe respeito e sua mordida prognata é muito forte.
Naturalmente o Boxer irá latir e tentar proteger o território dele de invasores, no entanto, se for treinado para esse fim, terá um desempenho muito melhor.
Aprenderá o que fazer, como reagir e como lidar com sua insegurança;
Nenhum bandido vai gostar de entrar num terreno com um Boxer treinado para guarda!
Enfim, o Boxer é um ótimo companheiro ao mesmo tempo que é um ótimo cão de guarda!
Boxer no adestramento
Por falar em treinamento, com toda certeza o Boxer tem muita facilidade para aprender, apesar de estarem na 48ª posição no rancking de inteligência canina
Isso é devido ao fato de que, eles são muito infantis então a palhaçada e a brincadeira para ele são mais fortes do que se submeter a todas as ordens dadas.
No entanto, pode coloca-lo no adestramento sem medo que ele irá aprender maravilhosamente bem (CLIQUE AQUI para ver um Boxer treinado por mim)
Saúde do nosso companheiro Boxer
Infelizmente a raça tem predisposição a sofrer problemas cardíacos, entre eles:
- Cardiomiopatia dilatada canina: Trata-se de uma das doenças coronárias mais frequentes.
Na MDC uma parte do miocárdio (o músculo cardíaco) encontra-se dilatado e, como consequência ocorrem falhas na contração, o que limita o bombeamento de sangue.
- Estenose aórtica: A artéria aorta é a responsável por enviar o sangue limpo a todo o organismo.
Quando há estenose, o fluxo desde o ventrículo esquerdo até a artéria aorta fica comprometido devido a uma estreiteza produzida na válvula aórtica.
Isto compromete a saúde coronária e a irrigação sanguínea a todo o organismo.
Os principais sintomas são a fadiga excessiva durante o exercício físico, a dificuldade respiratória e a tosse.
Perante estes sintomas é imprescindível consultar de imediato o veterinário para realizar um diagnóstico e determinar o tratamento mais indicado
A displasia coxofemoral também é um risco então evite criar esse cão em pisos lisos e adquira o filhote em canis responsáveis que comprovam através de laudos a inexistência de displasia nos exemplares do canil!
O Boxer tem predisposição a ter alergias de pele e alimentares, por isso ofereça rações de qualidade ao seu cão e evite dar tranqueiras
Alimentação natural tbm é interessante desde que seja planejada corretamente por um veterinário especializado em nutrição.
Se verificar que seu Boxer está se coçando e a pele estiver vermelha leve-o ao veterinário.
Não podemos nos esquecer que trata-se de uma raça “braquicefálica”
(Isto é: a abertura nasal seja estreita e pequena demais para o cão, dificultando a respiração do animal)
Portanto, pode ocasionar problemas respiratórios, sendo necessário em alguns casos intervenção cirúrgica.
Como comprar um filhote de Boxer para ser meu companheiro?
O Boxer é nosso melhor amigo, um ótimo companheiro para a família, sendo assim, seja responsável a cerca de procurar um bom canil para adquirir seu filhote:
- Procure canis registrados: Ligue, converse, entre em grupos da raça, peça recomendações, vá conhecer o local, conversar com os donos e conhecer os cães e os pais, as vezes os canis não estarão na sua cidade, você terá que ir até la!
Porque?
A fim de evitar a temível e exploradora “fabrica de filhotes” que mesmo quando tem registro, não cuida bem dos cachorros, cria-os em gaiolas, não cuidam da saúde nem do bem estar.
Também temos a “criação fundo de quintal”, que são pessoas que sem registro, sem conhecimento e sem cuidados criam seus cachorros sem responsabilidade
Com a finalidade de explorar seus cães para fazer dinheiro, acha justo?
Os filhotes das duas criações geralmente vêm com doenças e desvios comportamentais graves que trarão consequências e sofrimento para o cão e para a família!
Roteiro por Ana Luisa Campos – Cão em Foco
Favor não copiar sem prévia autorização*
Sem Comentários